Feliz dia do livro infantil, mas…

para o instagram (1).pngNão, eu não gosto do Monteiro Lobato. Não como pessoa, já que só o conheço pela sua obra, que é o que eu não gosto. Não acho interessante seus livros para adultos, mas não é por isso que ele é famoso.

O que não gosto é de O Sítio do Pica Pau Amarelo.

Sim, não gosto desse livro, acho ruim. Sei que vários leitores tem lembranças boas de terem lido esses livros na sua infância, mas não é o meu caso. Infelizmente, fui apresentada a literatura infantil inglesa desde cedo.

Monteiro Lobato fez uma tentativa de criação de uma literatura infantil nacional, já que na sua época, o que se consumia eram livros estrangeiros. O que concordo sim, sempre concordarei com uma literatura nacional com cara de Brasil. Então escreveu O Sítio do Pica Pau Amarelo e então… digamos que a literatura infantil nacional se resume até hoje a O Sítio do Pica Pau Amarelo. Não que tenhamos bons autores infantis, mas você poderia me citar algum? Alguém que seja conhecido e reconhecido? Até Moacyr Scliar está caindo no esquecimento, e Max e os felinos foi plagiado na dura em As anventuras de Pi (o próprio autor desse livro admitiu isso em uma entrevista, e xingou o Moacyr como “mísero” ou alguma palavra parecida)!

E eu diria que O Sítio do Pica Pau Amarelo foi enfiado goela a baixo no Brasil. Depois desse livro, pouco se fala e, principalmente, se lê os tais livros estrangeiros que estavam dando para nossas crianças. Mas eu li esses tais livros estrangeiros e eles era… muito melhores que O Sítio do Pica Pau Amarelo. MUITO MELHORES.

Imagino que a intenção dele era de dar um pontapé para que novos escritores infantis aparecessem, o que falou miseravelmente.

E para deixar, algumas dicar de livros infantis do final do século XIX e do começo do século XX que recomendo até mesmo para adultos!

Contos de Fadas – Coleção Clássicos Zahar

O Pequeno Lorde

O Jardim Secreto

A Princesinha

Anne de Green Gables – Volume 1

2 comentários sobre “Feliz dia do livro infantil, mas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s