Resenha: Broken Prince, de Erin Watt

Padrão

Título:Broken Prince (príncipe quebrado, em tradução livre)

Série:The royals

Autor: Erin Watt

Língua em que li: inglês

Link para compra: Broken Prince: A Novel (The Royals Book 2) (English Edition)

29519514

Tem em português: Creio que terá, percebo que essa é a série do momento e uma editora provavelmente traduzirá

Esse livro é para todos que acharam a relação entre Elle e Reed perturbadora e abusiva em Paper princess.

Demorei meio dia para ler esse livro, e metade do tempo, eu me perguntava se queria ou não continuar com a leitura. É uma dessas histórias masoquistas, sabe… Cheias de autossofrimentos.

Sou a campeã mundial de começar a ler uma série e parar, assim deixar esse livro pela metade seria uma possibilidade para mim. Fui até o final e penso em ler o próximo, o que já deve dizer o que achei da história.

Fiquei impressionada com a popularidade de Paper princess, e imagino que sei o motivo disso. Essa série é sobre um daqueles pares românticos dominadores que algumas moças acham atrativos de alguma maneira, daquelas que cheiram a violência doméstica. Porém, nesse caso temos uma protagonista maravilhendosa, Elle, que é forte e decidida e que ninguém conseguirá dobrar.

Ela não foi dobrada nesse, e acho que nem vai ser no próximo.

Um dos diferenciais desse volume é a mudança de narrador, algo que não me lembro de acontecer no anterior, ao menos pelo que me lembro. Começa com a voz de Reed e dura alguns capítulos, depois começam a intercalar. Também temos um Reed mais meloso do que antes, mais depressivo e sem ação, mudança que foi até bem justificada pelo contexto. É como se a autora mostrasse um novo lado dele nesse livro. Relendo o que escrevi na minha resenha anterior, estou feliz. EU ACREDITEI NA MUDANÇA!

Estou realmente feliz com esse novo enfoque, e aliviada em saber que há autores dispostos a transformar relações abusivas em funcionais.

A dúvida iniciada no final do volume anterior é solucionada já no primeiro capítulo, e para mim não foi imprevisível. Eu tinha dois palites sobre o que aconteceu, e meio que acertei, só não totalmente. Gosto de mistérios em que o leitor consegue acertar. Como eu disse que eram duas coisas, para fins de entendimento, vou contar de modo vago um deles, o que dará o seguimento na história: Broock chantageia Reed com algo em troca de ela voltar para aquela família e ele aceita a chantagem. Preciso dizer que não deu certo no final?

Começa então a busca por Elle, que demora alguns capítulos, e o abatimento de Reed e do resto de sua família. Nesse momento, eles mesmos sabem que ela não voltaria voluntariamente para lá, e é verdade. Elle é firme para aquilo que é importante para ela, e eles magoaram ela demais para voltar atrás. Por isso eu gosto dela. Só que ao chegar, ela vai tomar certas decisões e posições que ter de rever no fim, e que trarão consequências.

Certas partes da história são angustiantes de ler, como disse no começo. Creio que causadas por um não conhecer bem o outro o tomar decisões baseadas em ideias falsas. No fim terá uma conversa entre Elle e Callum que é exatamente isso. Simplificando, toda história seria menos angustiante que eles sentassem juntos e fossem honestos um com o outro.

Só que o que eu senti falta em Broken prince foi a noção de começo-meio-fim. Não posso falar que não tem, já que o drama apresentado no primeiro capítulo foi finalizado no último, só que não senti o desenrolar, foi tudo muito de repente. Foi um começo, começando o meio e então o fim.

Falando em fim, nesse livro não tem um cliffhanger como no primeiro. Tem dois, ao mesmo tempo. Ao menos esse imagino que vai ser o enredo do último livro.

»

    • Não sei o que você consideraria como um relacionamento abusivo, se precisaria de agressão física para ter esse nome. Nesse livro não há esse tipo de relação, mas no primeiro sim muuuita violência doméstica, de ambos os lados. Ofensas, xingamentos, ameaças, humilhações e violência sexual apareceram nesse livro, e todas elas se enquadram na Maria da Penha.

      Curtir

Deixe um comentário

